fbpx

FAQ

Tire suas dúvidas sobre o Programa Oportunidades Acadêmicas aqui.

O Programa busca apoiar estudantes com excelência acadêmica, inglês fluente, sem condições financeiras a se candidatarem às universidades americanas para graduação e pós-graduação (mestrado ou doutorado), com o objetivo de buscar admissões e bolsas em universidades nos EUA. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato:

Quando saem os resultados?

Os selecionados para o programa do ano de 2021 serão anunciados em março de 2021.

O que o programa oferece?

O programa oferece acompanhamento acadêmico e cobre todos os custos do processo de candidatura às universidades dos EUA. Alunos elegíveis têm grande potencial acadêmico, baixa renda e disposição para trabalhar no processo de admissão para estudar em uma instituição de ensino superior nos Estados Unidos.

Quando o processo seletivo encerra?

Graduação: 13 de janeiro de 2021.

Pós-Graduação: sem previsão ainda.

Quais os pré-requisitos para ser selecionado para o programa Oportunidades Acadêmicas?

Ter inglês avançado, excelência acadêmica, vir de uma família de baixa renda e ter atividades extracurriculares que mostram envolvimento comunitário, acadêmico e liderança. Para Mestrado ou Doutorado, é necessário também ter um bacharelado ou licenciatura e/ou mestrado e estar envolvido em projetos de pesquisa.

Quanto custa para aplicar para uma universidade norte-americana?

O processo de admissão a universidades americanas inclui provas de inglês (TOEFL ou IELTS), de conhecimento geral (SAT ou ACT, para graduação e GRE ou GMAT, para pós-graduação), tradução de documentos, taxas de candidatura, etc. O custo total do processo pode variar entre $1000 a $3000 dólares, dependendo do número de universidades para as quais o aluno se candidata.

Existe alguma restrição de área de estudo?

Para graduação, o programa não contempla alunos que estejam interessados em Medicina, Direito, Veterinária, Odontologia ou Psicologia, pois esses cursos são feitos a nível de Pós-Graduação e não na Graduação.

Todas áreas de estudo são possíveis na modalidade pós-graduação.

Existe uma idade mínima para aplicar para o Oportunidades Acadêmicas?

Não há idade mínima para se candidatar. A exigência para Graduação é o candidato estar cursando em 2021 o 2º ano do Ensino Médio, 3º ano do Ensino Médio ou ter terminado o Ensino Médio em dezembro de 2020. Para Mestrado ou Doutorado também não há uma idade mínima, mas o candidato precisa ter completado, no mínimo, um bacharelado com excelentes notas e ter se envolvido em projetos de pesquisa.

Se eu me candidatei no ano passado posso me candidatar de novo?

Se você ainda está dentro dos critérios do programa, sim, você pode aplicar novamente.

Preciso preencher o formulário de inscrição de uma vez?

Ao cadastrar seu nome e e-mail no formulário, você receberá um link no seu e-mail para preencher o formulário de candidatura. Você poderá acessá-lo quantas vezes precisar. Ao final de cada página do formulário, ele salvará as informações automaticamente. Você só poderá submeter uma única inscrição.

Que informações são solicitadas na candidatura?

  1. Informações pessoais (R.G., endereço, telefones, etc)
  2. Informações educacionais (Graduação: escola, coordenador, ano, lista de atividades extra-curriculares, etc. Pós-graduação: histórico escolar, link para o curriculo Lattes, link para o Linkedin, etc)
  3. Informações sobre contexto familiar (endereço, telefones, profissão, etc) – apenas para graduação
  4. Informações financeiras (salários dos pais, despesas da casa, valor do aluguel ou do imóvel, informações de outros bens, etc.)
  5. Documentos de comprovação
  6. Carta de recomendação de um professor ou coordenador da escola – apenas para graduação

Quantas redações são exigidas?

As redações devem ser escritas em inglês. Redações que não atenderem ao tema serão desclassificadas.

Para Graduação: Há duas opções de tema de redação. Você deve escolher uma delas e desenvolver um texto entre 300 e 350 palavras. Além disso, você terá outros pequenos textos para escrever.

Para Pós Graduação: “Please write an essay telling us what your goals are in pursuing a graduate degree in the U.S. Be sure to include: academic and professional goals; discuss academic trajectory thus far; discuss how a graduate degree will impact your future and support you in accomplishing your goals.”

 

Para quem posso pedir carta de recomendação? Ela é obrigatória?

As cartas de recomendação são opcionais e devem ser de professores, coordenadores ou do diretor/vice-diretor da sua escola do ensino médio. As cartas devem seguir os critérios abaixo:

  1. Podem ser em português ou inglês
  2. Devem ser escritas em papel timbrado da escola
  3. Devem estar assinadas pelo recomendante

Quais são os documentos que preciso anexar à minha candidatura?

Para podermos analisar o perfil de cada candidato, serão exigidos os seguintes documentos:

  1. Histórico Escolar (para pós-graduação, o histórico da graduação)
  2. Histórico do mestrado contendo todas as notas (apenas para quem já fez mestrado)
  3. Carta de Recomendação (opcional) – para graduação
  4. Comprovantes de Renda de cada responsável legal (contra-cheque, imposto de renda ou declaração de autônomo com a renda mensal) – para pós-graduação, vale o comprovante pessoal
  5. Duas contas de luz recentes

Os documentos devem ser enviados somente como PDFs, com até 500KB. Não aceitaremos arquivos salvos como imagem. Se o PDF for grande, este site pode ajudar a reduzir o tamanho: https://smallpdf.com/pt.

Estou me candidatando para Pós-Graduação e não tenho comprovante de residência ou contas de luz no meu nome. O que fazer?

Envie os comprovantes de luz no nome de quem for, e explique na seção destinada a informações adicionais quem é a pessoa e qual a sua situação de moradia. Use essa seção da candidatura para explicar qualquer arranjo de moradia, divisão de contas, etc.

Estou me candidatando para Pós-Graduação. Por que tenho que enviar informações financeiras sobre mim ou sobre a minha família?

O Programa Oportunidades Acadêmicas é direcionado especialmente para alunos de baixa renda. Se você mora sozinho e se sustenta, gostaríamos de ver as suas informações financeiras (renda e despesas) para avaliar sua necessidade financeira. Se você mora com sua família, gostaríamos de ver a comprovação financeira dos seus pais.

Não me encaixo no perfil financeiro pedido pelo programa Oportunidades Acadêmicas, mas queria ter acompanhamento do meu processo de admissão. Existe alguma possibilidade?

O EducationUSA oferece acompanhamento para qualquer aluno interessado em estudar nos EUA. Se você não se encaixa no perfil pedido pelo programa Oportunidades Acadêmicas, pode entrar em contato com o escritório EducationUSA mais próximo de você para ter informações sobre estudar nos EUA e acompanhamento ao longo do seu processo de admissão. Encontre o escritório mais próximo clicando aqui.

Ainda com dúvidas?

Entre em contato.

Translate »