Conheça as Universidades Americanas

Entenda como escolher a universidade certa para você!

O sistema de Ensino Americano não possui um órgão centralizador, como o MEC no Brasil. Devido ao elevado número de instituições – aproximadamente 4 mil – não é possível para nós detalhar cada uma delas. Então foram criadas ferramentas que as filtram a partir do cruzamento de dados de preferência do aluno.

Ex.: Posso procurar uma universidade que tenha curso de Design, especificamente em Nova York, e que oferece esgrima.

O processo de candidatura é longo e leva em média 9 meses para ser concluído, como falamos aqui. A ideia das instituições do EUA ao fazer o processo desse jeito é selecionar seus futuros alunos a partir das particularidades daquela universidade, observando se o seu perfil combina ou não com aquela instituição.

Mesmo existindo etapas comuns a todas as universidades, cada instituição tem as suas particularidades no processo, portanto, fique atento. Algumas universidades têm sistemas próprios (e não utilizam o Common Ap) e algumas pedem cartas de recomendação de professores e até de amigos. Após escolher as universidades que você deseja se candidatar, informe-se também sobre as particularidades de cada uma.

Através da ferramenta Big Future College Board, você consegue escolher universidades a partir de suas preferencias e do que você faz. O site é intuitivo, e você tem a opção de refinar a sua busca através das diversas opções disponíveis.

Mas atenção na hora da busca: nem sempre os nomes de um curso são chamados da mesma forma que conhecemos aqui, e também podem ser chamados de formas diversas, e por suas devidas ramificações.

Ex.: Design, por exemplo, no Brasil, pode ser chamado também de Desenho Industrial. Nos EUA, eles são comumente chamados diretamente por sua habilitação: Fashion Design, Graphic Design, Interior Design, Industrial Product Design, Visual Communications, etc.

 

Pesquise sobre as universidades em seus sites e mídias sociais. Você pode entrar em contato com elas para conversar com alunos atuais. Se você vai viajar para os EUA, veja se é possível agendar tours em algum campus. A maioria das universidades oferecem sessões informativas e visitas ao longo do ano.

Visitas por Realidade Virtual

Não pode visitar pessoalmente? Sem problemas, faça um tour virtual!

Campus Tours – campustours.com

You Visit – youvisit.com/collegesearch