5 passos para estudar nos EUA

As orientações, em palestras e individuais, são feitas seguindo a metodologia “5 Steps to study in the U.S.” (5 Passos para estudar nos EUA), usada nos mais de 400 escritórios EducationUSA no mundo, que abrange desde a escolha de universidades até a sua ida para os Estados Unidos.

Escolhendo a universidade certa

Os Estados Unidos oferecem uma ampla variedade de instituições de ensino superior e programas de estudos. Com tantas opções para escolher durante o processo de aplicação às universidades é preciso considerar alguns fatores:

• Tipo de instituição e credenciamento
• Programas e áreas de estudo
• Ambiente acadêmico e corpo docente
• Processo de candidatura
• Serviços para alunos e ambiente social
• Localização e tamanho da universidade

Financiando os estudos nos EUA

Levando em consideração a diversidade e quantidade de universidades americanas, financiar os estudos pode ser acessível.

Os EUA possuem mais de quatro mil universidades americanas espalhadas em 50 estados, o que torna não somente os valores de mensalidades nas instituições variáveis, como também o custo de vida nas diferentes cidades. Além disso, algumas universidades podem oferecer bolsas de estudo. Todos esses aspectos reunidos podem deixar mais acessível à entrada em uma universidade americana para centenas de milhares de estudantes internacionais.

Preparando uma candidatura bem sucedida

O processo de candidatura exige um grande esforço de preparação e planejamento para garantir que você tenha uma vantagem competitiva no processo de admissão.

Poucas decisões na vida são tão importantes quanto escolher em qual universidade você deverá iniciar o seu estudo de nível superior. Os orientadores do EducationUSA estão preparados e prontos para ajudar você e sua família a tomar uma decisão que irá mudar para sempre o rumo de sua vida.

Solicitação de visto de estudante

A maioria dos cidadãos não-americanos que desejam estudar nos EUA deverá solicitar um visto de estudante.

Para aplicar para um visto em uma Embaixada ou Consulado dos EUA, os alunos devem primeiro ter o documento do SEVIS (Sistema de Informações sobre Estudantes e Participantes de Intercâmbio) gerado e emitido por uma universidade nos EUA ou por um patrocinador designado pelo Departamento de Estado após o estudante ter sido admitido na instituição ou aceito como participante em um programa de intercâmbio.

Para maiores detalhes em como aplicar para um visto de estudante no Brasil, visite a página do Consulado

Prepare sua partida

Após ter sido aceito em uma universidade americana, você deverá planejar com antecedência a mudança para os EUA. Esteja preparado para viajar, além de estar organizado com os documentos necessários e bem informado com relação aos procedimentos de imigração e alfândega nos EUA e saiba o que esperar quando chegar ao campus da universidade.

Antes de partir para os EUA para fazer qualquer programa de estudo, muitas perguntas aparecem: Compro casaco aqui ou lá? Como e quando abro conta no banco? Meu passaporte vence em 1 ano, o visto continua válido?

Perguntas como estas e muitas outras são respondidas e discutidas em Orientações Pré-Partida EducationUSA. As orientações são oferecidas nos escritórios EducationUSA ou a convite, e são adaptadas a cada grupo de acordo com a sua faixa etária, seu tempo de estadia, e o tipo de programa de estudo.