Estudar nos EUA

Um dos pontos fortes do sistema de Ensino Superior nos EUA é a flexibilidade que ele oferece através do número e da diversidade de tipos de instituições.

Essa diversidade permite que os alunos explorem e se especializem em diversas áreas, e se tornem mais atraentes ao mercado de trabalho global.

Há mais de 4500 instituições de ensino superior reconhecidas nos EUA. Ao contrário do que se vê em muitos países, o reconhecimento (accreditation) dessas universidades não é feito por um órgão central, e sim por órgãos independentes de abrangência regional ou nacional.

Uma variedade de tipos de instituições de ensino superior oferece programas de ensino superior. Community Colleges, Liberal Arts Colleges, Universidades públicas e privadas, e institutos de tecnologia estão entre os tipos de instituições que compõem o sistema de ensino superior do país.

Independentemente do tipo de instituição, nos EUA os alunos durante uma graduação costumam receber créditos pelas matérias cursadas. A escolha dessas matérias segue uma “base” (core), que é a fundação para a área de concentração ou major desejado. Há também liberdade para matérias eletivas.

O calendário acadêmico tradicionalmente começa em agosto/setembro e termina em maio do ano seguinte. Ele é dividido em 2 semestres de 16 a 18 semanas. Algumas escolas usam o sistema trimestral, em que o ano acadêmico é composto de 3 períodos de 10-12 semanas.  Com a variedade de instituições e programas de estudo, interessados em estudar nos EUA tem grandes chances de encontrar uma oportunidade que se encaixe nos seus perfis acadêmico e financeiro, e se alinhe com seus interesses.

 

Por que os EUA?

Aqui estão apenas algumas razões pelas quais mais de 1 milhão de estudantes internacionais do mundo inteiro estão buscando aprimorar seus estudos nos Estados Unidos:

Qualidade

As instituições de ensino superior americanas são mundialmente conhecidas pela qualidade de suas instalações, recursos e professores. Os sistemas de credenciamento asseguram a manutenção destes padrões.

Escolha

O sistema educacional norte-americano é imbatível nas opções que oferece em relação a tipos de instituições, ambiente acadêmico e social, requisitos para admissão, programas de graduação e áreas de especialização.

Diversidade

Você pode encontrar uma combinação de pessoas com diferentes formações e vindas dos mais variados lugares do mundo nas universidades americanas. Mais de 1 milhão de estudantes internacionais vêm estudar nos Estados Unidos todos os anos.

Valor

Em termos de investimento no futuro, um diploma de uma universidade americana oferece excelente relação custo/benefício. As grandes variações das taxas de anuidade e do custo de vida, junto com as oportunidades de ajuda financeira que as universidades oferecem tornam a educação nos Estados Unidos algo acessível para milhares de estudantes.

Flexibilidade

Nos Estados Unidos, os estudantes têm grande variedade de escolha em termos de cursos oferecidos pelas universidades e têm ainda a opção de se transferir de uma instituição para outra. É muito comum nos Estados Unidos um estudante concluir os dois primeiros anos de estudos em uma instituição, normalmente um Community College, e depois mudar para outra instituição.