fbpx

O MBA

Conheça os MBAs nos EUA, que costumam ser Mestrados de 1 a 2 anos

No Brasil, o MBA é muitas vezes uma pós-graduação lato sensu. Nos EUA, ele é um mestrado de 1 ou 2 anos. Um dos grandes destaques desse tipo de programa é a diversidade de pessoas na sala de aula e no campus:

  • Universidades chegam a ter 30-40% de alunos internacionais
  • Esses alunos vêm de todos os continentes e de áreas profissionais diversas, enriquecendo as conversas e discussões na sala de aula e fora
  • A cultura de sala de aula nesses programas é extremamente global e colaborativa
  • Muitas pessoas procuram um MBA para mudança de profissão, e isso é totalmente possível.

Outro grande diferencial é passar a fazer parte do Alumni Network (grupo de ex-alunos do programa) de milhares de pessoas após a conclusão do MBA é com certeza um dos grandes diferenciais quando comparado com os programas no Brasil.

A grade curricular dos programas de MBA é dividida em core classes (essas aulas são obrigatórias) e eletivas. O formato da aula muitas vezes é baseada em Case Studies além de palestras e aulas teóricas.

A flexibilidade de escolher as eletivas ajuda o aluno a focar na sua área de concentração ou especialização. Alguns exemplos são Empredendorismo, Private Equity, Consultoria, Mercado Financeiro, Mercado de Luxo, entre dezenas de outras opções. Essa áreas são escolhidas de acordo com o plano de carreira do aluno(a) para que ele(a) possa ingressar no mercado de trabalho com uma maior taxa de sucesso no final do programa.

Requisitos

  • O candidato(a) precisa ter nível superior – graduação de pelo menos 4 anos;
  • de 3 a 5 anos de experiência profissional;
  • inglês avançado ou fluente.

Alguns programas também buscam pessoas com experiência com foco internacional e evidência de liderança no seu background.

Candidatura

Para o processo de admissão será necessário:

  • fazer prova do GMAT ou GRE (mede suas habilidades quantitativas, verbal, de redação analítica e raciocínio integrado);
  • fazer o TOEFL ou IELTS (conhecimento de inglês);
  • traduzir o histórico da faculdade e/ou pós-graduação;
  • enviar seu currículo;
  • pedir duas cartas de recomendação;
  • preencher o online application;
  • escrever essays pedidas por cada universidade.

Preparação

É extremamente importante que o candidato comece a se preparar para sua candidatura com pelo menos um ano de antecedência. As escolas procuram perfis específicos, portanto é fundamental traçar uma estratégia e conhecer bem as que você pretende aplicar. Por exemplo, existem programas em universidades menores ou menos conhecidas que são consideradas experts em algumas indústrias. Programas focados na indústria de energia, marketing esportivo, terceiro setor ou recursos humanos são alguns exemplos. Nesse caso, se candidatar para  programas mais alinhados com sua experiência e seus objetivos profissionais lhe darão melhores chances de ser aceito.

Financiamento

Em relação à financiamento, existem bolsas diversas por mérito acadêmico. Os critérios incluem as notas da faculdade e os resultados do GMAT/GRE e TOEFL, além das motivações e experiência demonstrados nas demais partes do application.

Translate »